sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ladrão de Raios


Desde quando J.K. Rowling terminou a saga de Harry Potter, muitos estão se indagando quem iria ser o sucessor do jovem bruxo. A resposta veio no final do ano passado para nós brasileiros, seu nome é Percy Jackson.

Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de livros juvenis de aventura escritos pelo autor Rick Riordan que começou a ser publicada em 2005 nos EUA e vem se tornando sucesso absoluto de crítica e venda. A série parte de uma premissa interessante. O que aconteceria se os deuses gregos ainda estivessem vivos no mundo atual e com as mesmas características e vícios da Mitologia?

O livro nos apresenta um garoto chamado Perceu “Percy” Jackson que não se ajusta em nenhuma escola por ser considerado indisciplinado, hiper-ativo e disléxico. A história começa com ele aos 12 anos e prestes a ser expulso de sua sétima escola, ele mora com a mãe e o padrasto que odeia e não sabe quem é seu pai. De repente, sem nenhuma explicação lógica começa a ser perseguido por feras mitológicas e outras entidades da Mitologia Grega, tais como Fúrias, Parcas e o Minotauro.

Conforme o primeiro livro segue, descobre-se que Percy é filho do deus do mar Poseidon, ou seja um semi-deus, e em virtude disso vai parar num acampamento de verão dirigido por Dionísio e o Centauro Quíron (que era seu guardião e professor de latim na escola que estudava) e onde outras crianças como ele são treinadas para serem grandes heróis ao estilo grego e aprenderem a usar seus poderes de semi-deuses. A partir daí começam as aventuras desse personagem que já no primeiro livro é jogado numa guerra pessoal entre seu verdadeiro pai e Zeus, o motivo é o roubo do símbolo do poder de Zeus, o seu raio mestre, e o soberano dos deuses do Olimpo acha que o responsável é justamente Percy Jackson, por isso o garoto vem sendo perseguido pelas criaturas mitológicas. Assim ele entende que a única solução é recuperar o simbolo do poder de Zeus, descobrir o verdadeiro ladrão, acertar as contas com seu pai e assim montar um acordo entre Poseidon e Zeus.

Nessa aventura inicial ele encontrará deuses gregos, criaturas mitológicas, viajará até o reino de Hades, enfrentará um parente poderoso e descobrirá que tudo isto esta ocorrendo porque há uma trama de vingança que remonta a Guerra entre Zeus e os Titãs e que se não for detida, destruirá tudo. Seus companheiros neste primeiro livro são Grove, um Sátiro, e a filha de Atena, Anabeth. Ao sair em sua missão para recuperar o tiém roubado, Percy recebe de Quíron a espada Anaklusmos (Contracorrente, em português) e uma característica importante é que o protagonista tem o mesmo temperamento de seu pai e quem conhece mitologia grega sabe o problema que isso representa.

Quem conhece mitologia, comentou que a série é bem fiel as histórias da mitologia, as características de cada deus, monstro e entidade são mantidas mas adaptadas a realidade atual. A única liberdade que o autor tomou foi a existência de uma filha para Atena, já que na mitologia a deusa nunca teve filhos ou casos com mortais.

O livro é recheado de referências as mitologias gregas, Percy descobre todo um mundo mágico que julgava jamais existir, muito parecido quando Harry descobre a existência de bruxos no mundo contemporâneo. Alguns irão considerar plágio o que Rick fez, porém ele apenas utilizou um padrão que deu certo para as aventuras da escritora Rowling, pegue três crianças, jogue-as em mundo mágico e dê a elas uma missão.

Quatro livros já foram publicados em inglês, com um ainda a ser lançado:

O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)
O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)
A Maldição dos Titãs (The Titan’s Curse)
A Batalha do Labirinto (The Battle of the Labyrinth)
O Último Olimpiano (The Last Olympian)

No Brasil já foram publicados dois livros:

O Ladrão de Raios(muito bom eu tenho)
O Mar de Monstros(lançado neste mês no Brasil)

A tradução do primeiro volume foi lançado no Brasil no final de 2008 pela Editora Intrínseca e já está em pré-produção a adaptação cinematográfica do livro pela Fox, o diretor do filme será Chris Columbus, o mesmo dos dois primeiros Harry Potter

Um comentário:

  1. oiiii
    Tudo bem?!!!
    Quero dizer que e tenho o livro e que realmente ele é muito bom...
    Vale a pena ler livros que tratam de assuntos tão diferentes mas sem deixar de ser importantes como a dislexia, déficit de atenção, poluição, maridos que agridem suas esposas etc...
    Parabéns pelo seu conteúdo!!!!
    Abraços

    ResponderExcluir